quinta-feira, 28 de junho de 2012

Os Desafios da Educação no Século XXI

      Pensar em Educação sempre é um desafio para os professores, principalmente quando deparamos com uma realidade em que a grande maioria dos alunos tem acesso a tecnologia, seja elas: computadores, ipod, Smartfones,  celulares, tablet e tantas outras disponíveis. A grande questão para nós, enquanto professores, é como educar os estudantes para o futuro? Segundo Jacques Delors é fundamental que a educação se baseie em Quatro Pilares: Aprender a aprender; Aprender a fazer; Aprender a conviver e Aprender a ser. Os Quatro Pilares da Educação - Jacques Delor 

        Cabe então ao professor o desafio de se apropriar dessas tecnologias e utilizá-las como mais um instrumento favorável a processo de ensino-aprendizagem, afim de promover um ambiente rico em aprendizagem. Mas como fazer isso?

      Posso até citar Paulo Freire: “Não haveria existência humana sem a abertura de nosso ser ao mundo, sem a transitividade de nossa consciência”. Primeiramente precisamos nos abrir para essas novas tecnologias, quebras nossos paradigmas e vemos a educação como hoje ela apresenta. Isso não significa deixar de lado a história, a tradição, mas inová-los, torná-los atrativos. Muitos estudiosos hoje apontam que a educação permeia nesse caos de contradições, porque, pontuando aqui direto o professor, estamos presos num velho contexto; não conhecemos tecnologia, não permitimos nos aprofundar e ver uma alheada a nossas concepções.

        Na fala da Profª Gládis em sua entrevista a Conexão Zuggi, apontou bem isso, que "é preciso que nós, professores, repensemos nosso papel diante de tantas e tão rápidas transformações. As crianças, hoje, não têm mais no professor a única fonte de conhecimento e o modo como aprendem também não é mais o mesmo. A tecnologia pode fornecer acesso a outras fontes que vão além da sala de aula e dos livros didáticos." Ver entrevista na íntegra!

     

0 comentários:

Postar um comentário